domingo, 20 de setembro de 2009

O AEROPORTO





Altos chefes do Exército e Aeronáutica com as suas esposas participavam, junto da Funai, e outros representantes de entidades com atividades na área indígena, na inauguração de uma pista para aviões, numa das maiores aldeias da região.

Construída por soldados, foi considerada como de grande importância para o desenvolvimento da comunidade, um projeto que, de dar certo, seria estendido a outras aldeia da nação indígena.

Uma grande conquista para as aldeias e para o Estado brasileiro que teria a oportunidade para assisti-los mas eficazmente com remédios, vacinações, atenção dentearia, educação e especialmente, neutralizar, com isto, a entrada de brancos em procura da exploração clandestina de madeira e minerais, especialmente ouro.

O planejamento foi feito pelo exercito e a Funai, a execução ficou por parte das senhoras que se encarregariam do bufê e a decoração geral do evento.

As senhoras estavam encantadas com a idéia. Por primeira vez estariam num evento em plena selva e, o mais importante, recepcionar as autoridades brancas e indígenas.

Mesas cobertas com toalha de mesa branca, talheres e cristaleria completos; flores, salgados, doces e boas bebidas foram trazidos especialmente. Carnes de animais selvagens, preparados por um cozinheiro da CVRD, fizeram do cardápio todo o exótico que a imaginação permitiu, uma situação tão especial com uma lista bem selecionada de convidados faziam pensar em um momento único nas relações entre duas civilizações tão antagônicas.

Tudo foi desenvolvendo-se com a normalidade desejada e esperada.

Quando as mesas estavam prontas e todo encontrava-se preparado a espera de que chega-se o avião oficial com a maior parte dos principais convidados, um sinal imperceptível do chefe Paiacan, fez que, como por arte de mágica, do meio da floresta, surgiram índios, mulheres, e crianças da tribo.

Eles investiram contra as mesas e em poucos minutos devoram tudo. Como se uma praga de cafanhotos tivesse entrado numa plantação de alface. Todo o mundo correu à procura de ser protegido entre os gritos femininos de terror e o intento de acalmar aos homens. Mas, também, assim como chegaram explosivamente, surprecivamente, como por passe de mágica, desapareceram na floresta.

A surpresa causada nas senhoras, nos maridos militares e os civis que se encontravam presentes, foi tal, que

foram necessários vários minutos para reagir do impacto daquela loucura.

O único que se manteve impávido, incrivelmente calmo, foi o chefe da tribo, que se mantinha em pe, frente às mesas totalmente em desordem e vazias.

- Chefe, desculpa, você não podia ter detido essa ação? – perguntou-lhe um militar de alto grão, pálido e visivelmente irritado.

- Pista...feita para eles... porque não...convidaram para a festa. Acho... que gostaram ...e muito.



_____________O_______________

3 comentários:

  1. eu já admirava o poeta, agopra admiro o cronista.
    que bonitos retalhos, insights de realidade descreveste. Esta de parabéns meu caro... aqui lendo meio que embasbacado. tens uma grande capacidade de retratara, de colocar em textos de facil leitura, gostosos de ler, esses retalhos todos.

    Um grande e forte abraço a ti meu querido.

    daufen bach.

    ResponderExcluir
  2. Conhecendo mais de voce...

    Cada blog, uma surpresa...


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    RETHALOS DA VIDA REAL




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir